Sobre a Tutoria na EAD
A Tutoria a Distância coloca-se como uma atividade essencial nos atuais modelos de EAD, especialmente os baseados nas TICs, em processo de rápida expansão em nosso país. Não obstante, a presença desse novo protagonista nos processos de ensino e aprendizagem, na modalidade a distância, cujo exercício, por sua própria natureza, define-se através dos processos interacionais, seja com os alunos, seja com os professores, com os currículos e conteúdos, ou entre os próprios tutores, sua práxis necessita ser ainda, mais do que compreendida, construída, já que em nossa tradição acadêmica não é comum a presença de intermediários – ou mediadores –, entre alunos e professores, nas atividades educativas. Por outro lado, é bem verdade que a EAD amplia o universo de eventos que os professores necessitam dar conta, reclamando a participação de equipes multidisciplinares. Percebe-se, ainda, que a Educação a Distância realizada de modo virtual determina novas formas de interações sociais, com visível deslocamento de foco do ensino para a aprendizagem, fato este que tende a transformar a atitude receptiva em aquisição independente e autodeterminada, segundo as estratégias dos próprios educandos, ou seja, exigindo uma nova atitude de aprendizagem. Trata-se, pois, de uma autonomia no sentido piagetiano do termo, constituída no conjunto das interações do educando. E é nesse novo contexto em que se insere a atividade da tutoria na educação a distância.
[Contribuição publicada no Fórum Temático da Atividade 6 do PEAD, do Grupo 1 da Turma “Escola, Cultura e Sociedade", no ambiente e-ProInfo, em 02/06/06]
1 Comentarios:
Oi Silvestre
Vou te deixar uma questão para pensar. Muitas vezes a tutoria, nos moldes como se apresenta em alguns cursos EAD, pode remeter ao método Lancasteriano.
Um professor, alguns alunos especiais e uma classe enorme aprendendo por tabela.
Não estariam estes cursos EAD reeditando o método Lancasteriano de alguma forma?
abraço,
Suzana
Postar um comentário
<< Home