06 junho 2006

Síntese do texto " Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho", de Marx e Engels

Atividade 9 – Grupo A – Pólo 2
[Silvestre, Alexandra, Luciane, Mariangela, Patrícia]

Síntese do texto " Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho", de Marx e Engels


Link para o texto publicado no wikispace!

Link para o texto publicado no Blog colaborativo!

2 Comentarios:

At sábado, 10 junho, 2006, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Silvestre

Andei visitando o teu webfolio e, na falta de algum espaço interativo, posto aqui os meus comentários. Em primeiro lugar, obrigada pela pela análise da atividade 9 e por todas as considerações feitas, que certamente irão nos auxiliar na revisão da atividade.
Em segundo lugar, gostaria de colocar alguns eclarecimentos ou questões para enriquecer este nosso trabalho.
O objetivo da interdisciplina não é usar os blogs. O blog é um meio e, no nosso entender, um dos mais interativos e formadores de rede que existe. Seu dinamismo realmente causa alguns problemas de início, porém a facilidade de operação ajuda aos que não dominam a confecção de páginas que se torna complexa a medida que o webfolio criado vai crescendo.
Nosso objetivo, além dos específicos da interdisciplina, é que ela não ocorra de modo estanque, unidirecionalmente entre aluno-professor (emissor-receptor). Por isso a proposta, mais complexa, porém mais rica, de trabalhar com blogs, wikis e outras tecnologias que caracterizam esta nova fase da web.
Em relação ao tempo: a atividade vai da semana 4 até a semana 7. Na primeira semana (a 4) é apenas a formação do grupo e postagem de um texto inicial (3h). (leituras, pesquisas e elaborações de trabalhos não são contadas neste tempo, vide 'guia de ação').Aqui caberia caracterizar melhor na atividade como deverá ser este texto inicial, que é apenas um sinalizador do transcurso da atividade.
Na realidade o aluno terá um mês para fazer a atividade (leitura e construção final do texto). O uso do wiki é sugestão, como está colocado na atividade. A construção de um texto conjunto é facilitada por wikis ou outros aplicativos de edição compartilhada, porém os alunos são livres para usar qualquer meio.
Voltando aos objetivos: o objetivo desta atividade é o conhecimento da perspectiva marxista na construção de um conceito de hum ano e de mundo (continuação da atividade 8. É, também, objetivo continuar a formação da rede iniciada pela atividade 8. Possivelmente, tanto a atividade 8 quanto a atividade 9 sofrerão mudanças dependendo como seja constituído o ambiente do curso (turmas, acesso, etc), mas idéia essencial é dar ao curso um caráter de unidade e não de "salas virtuais" estanques que configurariam cursos diferentes para cada Polo ou turma.
Sobre o local: nosso blog da interdisciplina estará colocado dentro do e-proinfo de modo estático, também, com cada atividade linkadinha, no momento exato. Tudo isso estará, também, no formato dinâmico e interativo (blog), acessível no ambiente do curso. Este blog está bem estruturado e com as atividades colocadas de modo claro. Vocês não estão usando o ambiente do curso PEAD, por isso, talvez, esta questão.
Em relação a clareza e a organização da atividade, as críticas e as sugestões de todos vocês estão super bem vindas. Elas serão inestimáveis na nossa re-organização.
abraço,
Suzana

 
At sábado, 10 junho, 2006, Blogger Suzana Gutierrez said...

em tempo:

para dar uma interatividade ao teu webfólio, que tal usar um mural de recados?
recomendo:
http://www.aypwip.org/webnote/

ex:
http://www.aypwip.org/webnote/suzzinha
Ele distribui conteúdo e pode ser lido no bloglines.
Pode-se criar um mural para comentários de cada atividade, pois para criar um novo mural é só digitar uma palavra após o http://www.aypwip.org/webnote/.....
* este ambiente serve para construção colaborativa, tb, porém como é público e aberto , pode sofrer algum vandalismo .

 

Postar um comentário

<< Home